Núcleo Tessela | Clínica de Ortopedia Alameda Santos, 122 Cj.303 Jardim Paulista | São Paulo-SP Estacionamento com vallet: acesso pela Rua Leôncio de Carvalho, 99
A importância da prevenção de fraturas em pacientes com Osteoporose
A osteoporose é uma doença que atinge muitas pessoas no Brasil e no mundo. Normalmente, ela aparece na velhice e pode ocasionar sérias fraturas - muito perigosas nessa fase mais avançada de vida.
É caracterizada pela diminuição progressiva de massa óssea, condição que faz com que a estrutura óssea fique mais porosa, perdendo assim sua resistência. Pode atingir todos os ossos do corpo, tornando-os frágeis e suscetíveis à quebra ao mínimo trauma (fraturas decorrentes de traumas de baixa energia). As lesões mais frequentes são as fraturas em vértebras, que resultam em problemas na coluna, além de fraturas no fêmur, punho e ombro.
Atinge tanto homens quanto mulheres; no entanto, ela se manifesta, principalmente, em mulheres após a menopausa, devido à queda na produção do estrógeno, hormônio feminino fundamental para manter a densidade do osso.
Existem outros fatores de risco:
-
hereditariedade (antecedentes familiares da doença)
-
alimentação pobre em cálcio e vitamina D (essenciais na formação óssea e na prevenção dessa condição)
-
tabagismo e álcool
-
algumas doenças reumatológicas, endócrinas e hepáticas
-
algumas medicações, como os corticóides, em tratamentos de longa duração, que podem ocasionar a redução da massa óssea
Como é feito o diagnóstico
O diagnóstico pode ser realizado através da densitometria óssea, um exame não invasivo e indolor que mede a massa óssea na coluna e no fêmur e permite avaliar a presença e o estágio da doença.
Como prevenir as fraturas
Como é uma doença silenciosa, a osteoporose costuma apresentar sinais somente em sua fase mais avançada. Quando acontece a fratura, já estamos diante de uma osteoporose grave. No mundo, ocorre uma nova fratura por osteoporose a cada três segundos, com índice de re-fratura de 20% dentro de um ano, após a primeira lesão.
Por isso, a prevenção é um aspecto tão importante. O tratamento preventivo engloba, principalmente, os seguintes fatores:
-
prática de atividades físicas: são indicados exercícios suaves como alongamento e caminhadas, e de resistência como a musculação, aumentando a flexibilidade, amplitude de movimentos, fortalecimento da estrutura muscular e do equilíbrio ara prevenção de quedas e ganho de massa óssea.
-
dieta adequada desde a infância: deve ser rica em cálcio, presente no leite e derivados, e em vitamina D, obtida em alimentos como peixes e ovos. A exposição solar de 15 minutos por dia também ajuda no aumento da vitamina D no nosso organismo. É recomendado não abusar do café, sal, quantidade excessiva de fibras (pois diminuem o aproveitamento do cálcio) e refrigerantes do tipo cola (o ácido fosfórico danifica a formação óssea). Evitar vícios prejudicais à saúde.
-
prevenção de quedas: quedas podem resultar em lesões graves e que comprometem a qualidade de vida de quem sofre da doença. Recomenda-se:
-
não deixar fios e objetos espalhados pelo chão e tapetes soltos
-
evitar calçados de salto e com solado liso (usar preferencialmente solado antiderrapante)
-
redobrar a atenção em locais mal iluminados e com chão molhado
-
colocar barras de segurança no banheiro
-
ao acordar, esperar alguns minutos antes de levantar, principalmente se estiver utilizando algum medicamento que provoque tontura.
-
A osteoporose pode ser tratada. A fratura pode ser prevenida!