Núcleo Tessela | Clínica de Ortopedia Alameda Santos, 122 Cj.303 Jardim Paulista | São Paulo-SP Estacionamento com vallet: acesso pela Rua Leôncio de Carvalho, 99
A menopausa e a osteoporose: a prevenção é possível
Nossos ossos podem parecer maciços, resistentes e duráveis, mas na verdade são porosos e estão em constante processo de recomposição: células ósseas são absorvidas e renovadas permanentemente. Com a longevidade, a velocidade de absorção aumenta e a velocidade de formação de novas células ósseas diminui. Assim, os ossos ficam progressivamente mais porosos, perdendo a resistência. Após os 45 anos, perde-se cerca de 0,5% de massa óssea ao ano, uma característica fisiológica considerada normal.
Contudo, mulheres após a menopausa podem apresentar uma perda óssea ainda mais acelerada, devido à queda significativa de estrógeno, hormônio feminino que protege os ossos.
Por isso, elas precisam de atenção médica especial, principalmente para fazer a prevenção da osteoporose. Existe um quadro anterior à doença propriamente dita que se chama osteopenia (rarefação óssea). Para que o problema não evolua, é fundamental procurar um médico ortopedista para fazer a prevenção: uma avaliação clínica completa, acompanhada por exames de densitometria óssea e exames laboratoriais, será a base para a indicação de um programa de exercícios físicos, aumento da exposição ao sol, ingestão de cálcio e, se for o caso, reposição de estrógeno, após a análise minuciosa de riscos e benefícios.
Quando a osteoporose já está instalada, o que ocorre com cerca de 30% das mulheres após a menopausa no Brasil, podem ser indicados medicamentos específicos, por via oral ou injetável, buscando reduzir a perda da densidade óssea e recuperar a massa óssea perdida, o quanto for possível. Também é necessário fazer a prevenção de fraturas, porque o risco aumenta consideravelmente: 50% das mulheres após a menopausa poderão quebrar um osso por causa da osteoporse.
Por isso, tão logo uma mulher entre no grupo de risco, pode procurar nossos especialistas voltados à prevenção de fraturas, para conversar sobre o melhor método. A prevenção é um importante foco do nosso trabalho.