Núcleo Tessela | Clínica de Ortopedia Alameda Santos, 122 Cj.303 Jardim Paulista | São Paulo-SP Estacionamento com vallet: acesso pela Rua Leôncio de Carvalho, 99
Mochilas podem sobrecarregar a coluna vertebral
Com a volta às aulas, os pais devem ficar atentos: mochilas inadequadas, desproporcionais e com peso em excesso podem causar dor e desconforto nas costas e agravar desvios pré-existentes na coluna vertebral, como a escoliose e a cifose, em crianças e adolescentes.
A escoliose é um desvio lateral da coluna vertebral. Nesta faixa etária, geralmente é idiopática, ou seja, não tem causa definida. Os pais podem notar um ombro mais alto que o outro, escápulas inclinadas (popularmente chamados de 'asas') ou quando um lado do quadril é inclinado para cima. Já a cifose é uma “corcunda” acentuada, quadro que pode ser estrutural (congênito ou secundário a outra doença) ou postural. Nestes casos, a região da "corcunda" dos jovens é mais proeminente.
A dor e o desconforto nas costas surgem quando a mochila puxa a criança ou adolescente para trás, fazendo um arco nas costas. Esta posição pode comprimir a coluna vertebral, com as vértebras pressionando os discos entre elas.
Como usar a mochila adequadamente:
-
A mochila deve ter alças largas (as estreitas podem causar danos nos nervos) e acolchoadas na parte de trás. As alças devem estar ajustadas de modo que a parte inferior da mochila, quando cheia, não fique mais do que quatro centímetros abaixo da cintura.
-
Deve ser carregada com a coluna o mais ereta possível e nunca ser usada em um só ombro.
-
Os itens dentro da mochila devem ser posicionados com equilíbrio, com os objetos mais pesados junto às costas.
-
O peso não deve ultrapassar o equivalente a 10% do peso da pessoa que a esteja utilizando.
-
Crianças em fase pré-escolar devem usar mochilas de rodinhas.
Cuidar faz parte do tratamento.